top of page

Gênero Cultural: "Respeita as mina!"


Por: Izadora Feitosa


Segundo o cientista Daniel J. Levitin, as músicas são responsáveis por liberar hormônios como a oxitocina que nos proporcionam bem-estar. Além disso, inúmeras sensações são provocadas nos ouvintes, tanto no campo emocional e físico, como no psicológico. Dessa forma, para iniciar o novo quadro, trouxemos para reflexão a letra de uma música.


Kell Smith possui sua musicalidade despertada na igreja, mas ao se deparar com o MPB, Bossa Nova e o Hip Hop, decide reformular sua imagem de artista musical. No último dia 08 de março a cantora lançou uma música em homenagem a força da mulher, frente a luta diária que é promovida em diversas esferas sociais, além de deixar explícito o assédio que as mulheres são submetidas diariamente em diversos lugares, como o metrô, trânsito e o próprio local de trabalho.

A música “Respeita as mina” é o reflexo do cenário contemporâneo em que estamos inseridos. Movimentos militantes feministas se fazem muito presentes em meio a sociedade, isso ocorre devido a abrangência da resistência que está baseada na busca insaciável da igualdade que deveria existir, sem levar em consideração o sexo de um indivíduo para justificar diversas posições que são tomadas em sociedade, no âmbito político, cultural e econômico.

A letra da música de Kell Smith retrata a autonomia que deveria ser vivida naturalmente por todas as mulheres diariamente, sem que sejam inferiorizadas ou vítimas de olhares reprovadores, independentemente do modo como se comporta, ou das peças de roupas que estão sendo usadas, pois sabe-se que pequenos atos como esses são os que contribui para a manutenção da violência contra o sexo feminino. Logo, o incentivo para produções artísticas que prolonguem o pensamento equitativo é preciso. Letras sexistas e a banalização da violência contra a mulher é frequente em letras de músicas, séries, propagandas etc., mas esse contexto tem mudado pouco a pouco devido a intensidade feminina presente nas diversas esferas sociais, desde as salas de aula à presidência.

Desse modo, uma pequena mudança vem ocorrendo, mas para que ela ocorra de modo mais eficaz é necessária à sua participação, assim estaremos mais próximos de alcançar um cenário equitativo.

 
 

REFERÊNCIAS:


- Mais Equilíbrio, Benefícios de ouvir música. Disponível em: http://www.maisequilibrio.com.br/saude/beneficios-de- ouvir-musica- m0516-

50797.html - Nova Brasil FM, Kell Smith “Era Uma Vez”. Disponível em: http://novabrasilfm.com.br/especial/kell-smith- com-era- uma-vez/

 

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page